Mostra de Cinema no MIS com clássicos do cinema japonês

O Museu da Imagem e do Som, unidade museológica da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza de 26 a 30 de setembro de 2016 a Mostra de Cinema Japonês. A Mostra é realizada todos os anos, e neste, a curadoria é do engenheiro e cinéfilo Celso Higa.

Em sua sexta edição, a Mostra apresentará cinco filmes premiados, sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de MS, com entrada franca. As produções dão um panorama dos filmes japoneses, priorizando os clássicos, mas também com um filme da era moderna e uma produção brasileira com temática japonesa.

Os filmes a serem exibidos são a aventura “O Samurai do Entardecer” (2002), de Yoji Yamada; o drama “Oharu: Vida de uma cortesã” (1952), de Kenji Mizoguchi; o drama “Era uma vez em Tóquio” (1953), de Yasujiro Ozu; “Os sete samurais” (1954), drama/ação de Akira Kurosawa, e o drama brasileiro com temática japonesa “Corações Sujos” (2011), de Vicente Amorim.

O curador da Mostra, Celso Higa, explica que o cinema japonês é bem diferente do ocidental, embora alguns diretores tenham influência de hollywood. Ele cita Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa como os três diretores mais conhecidos. “O Mizoguchi gostava do Murnau e do John Ford. Ele utilizava planos longos e tomadas de cena acompanhando os atores. Todas essas cenas misturadas também com o lado oriental. Esta forma de fazer cinema começou a influenciar outros diretores e cineastas japoneses. O Ozu, por exemplo, ensaiava os atores para ver como eles se enquadravam na câmera, que era fixa. Os filmes de samurai eram os faroestes japoneses”. Leia mais em FCMS

Serviço:
As exibições acontecem de 26 a 30 de setembro de 2016 (segunda a sexta-feira), sempre às 19 horas e com entrada franca. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.
Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.misms.com.br.
O e-mail do MIS é mis@fcms.ms.gov.br.
Telefone: (67) 3316-9178.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *