O outro lado da Geração Y

É inegável o quanto a geração nascida ao final da década de 1970, 1980 e principalmente anos 1990, tem uma certa aceitação tecnológica maior que as gerações anteriores e por essa e outras diferenças é que são chamados hoje em dia de Geração Y. Mas toda a inteligência e facilidade demonstrada para utilização de recursos tecnológicos cada vez mais avançados também traz consigo algumas falhas que em outros tempo talvez não ocorresse, principalmente no pensamento para coisas mais casuais como resoluções de problemas matemáticos.
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei R$20,00 à balconista, que deveria ter no máximo uns 18 anos, e peguei do bolso 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar o que ela, aparentemente, continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. É certo dizer que R$20,00 equivale a 20% do lucro?
( )SIM ( ) NÃO
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. Traumático é aceitar o vc no lugar de você, o blz para dizer que está tudo bem, ou ainda dizer: “eh mlhor sermus miguxos de nsoss filhotis, e dexálos nus ceus cptadores, pq axim elis apreidein maixx”.
Pensem nisso!
Essa não é a geração Y. Geração Y é sinônimo de geração Nativa Digital. Nos EUA eles nasceram a partir de 1980, quando computadores chegavam aos lares e as escolas. No Brasil, com muita sorte, a geração Y está com 15 anos, se for das classes A e B e com 10 anos se forem da classe C. Na classe D e E, eles nem existem ainda. Portanto, a pessoa do seu exemplo é um analfabeto digital, pois deve ser da classe D ou E e, portanto, em relação aos demais, dado o nível péssimo de Educação Brasileira (da decoreba) tem a sua capacidade intelectual limitada. A Geração que nasceu a partir de 80 no Brasil e que está hoje no mercado de trabalho, possui entre 20 e 30 anos e são, no máximo, IMIGRANTES digitais. A Geração Y, não se limita ao que aprende na escola, por isso não serão impactadas pelo péssimo ensino. Eles são multitarefa, autodidatas e não precisam de professores e nem de escolas com as que temos hoje no planeta inteiro. Não dá para imigrantes digitais ensinarem nada aos nativos (graças a Deus)
Obrigado pelo seu comentário.
Agradeço a visita e quero deixar em aberto caso queira colaborar conosco em novas postagens sobre o assunto, tal como agora temos uma página dedicada ao mesmo.
Todos os créditos serão remetidos.
Mais uma vez muito obrigado.
Fabio, geração Y é isso que o camarada disse aí em cima e mais alguma coisa. Somos questionadores, revolucionarios, temos pressa em crescimento e aprendizado pois temos mais conhecimento aos 25 anos do que as gerações passadas tinham na mesma idade, isto se dá por causa da evolução digital? Sim, mas nao temos culpa dela nao ter ocorrido antes. Nao temos medo de mudar de emprego, de se arriscar na carreira, nao nascemos para trabalhar em uma fábrica por 35 anos e agradecer a deus a isso, nascemos para gerir, para darmos a nossa criatividade e avidez em prol do crescimento de grandes corporações e quando estas nao nos dao valor o que fazemos? procuramos outra sem pestanejar, por isso somos super procurados em processos de trainees e estagiarios, por isso alguns de nós temos salarios maiores que os das geraçoes anteriores levaram muitos anos para conseguir, pois nao temos medos e somos atrevidos. E em relação a professora supracitada, está totalmente errada quem deve educar moralmente uma criança são seus pais, o trabalho dela é educar academicamente, talvez ela tenha nascido na geração anterior e confunde autoridade com autoritarismo. Professores da PUC, FGV, Fund Dom Cabral e semelhantes nunca tomariam uma atitude dessa com qualquer tipo de aluno, pois estes preparam futuro gestores coisa que esta professora nunca passaria perto da capacidade de ser.
Abraços,
Leonardo