Dicas para criar e manter um Blog

Meninos e meninas, como já havia dito em meu Primeiro Post a tarefa de ter e manter um blog ativo
não é fácil.

É necessário ter um conteúdo que prenda a atenção do internauta que esta à procura de novidades, e este internauta só voltará a visitar seu blog/site se o conteúdo postado tiver algo a ver com o que ele procura.
O comum é termos visitantes esporádicos que visitam sua publicação apenas por que você indicou a um amigo ou fez algum comentário em outros sites.
Mas se você quer ter um número sempre crescente de visitantes únicos suas publicações precisam reter a atenção dos leitores.
Com base em alguns sites e com a própria experiência No Papo Livre resolvi postar algumas dicas de como se dar bem na blogosfera.
  • Tenha Originalidade: Um blogueiro CTRL+C/CTRL+V não é muito bem visto na blogosfera, ou seja, se você não tem conteúdo próprio não copie posts de outros sites, isso além de feio é ilegal, e a fonte detentora da informação original pode, inclusive, lhe processar. Se não tem inspiração no momento para escrever mas quer postar algo novo, você pode divulgar uma matéria que julgue interessante e, principalmente, divulgar a fonte. Desta forma seus leitores verão que você respeita material de outros escritores o que te dá muita credibilidade.
  • Mantenha um padrão de postagens: O mais importante em se ter um padrão de postagens é determinar quais assuntos serão tratados em seu blog, desta forma ele pode se tornar referência para outros leitores sobre o mesmo assunto. Se vai ter um blog de vários assuntos, verifique se estes têm ligação em si. Fale sobre temas que tenha conhecimento ou experiência, como é o caso do Papo High Tech do meu amigo Robert Alencar. Pior que um site sem bom conteúdo é um conteúdo em que o autor não o domine.
  • Atualize seu blog: Se quer mesmo atrair leitores e mantê-los, é necessário que seu site tenha uma atualização frequente. Minha linda Maria de Lourdes me disse, certa vez, que o que ela mais detesta na internet é ver um blog ou site com informações desatualizadas. E realmente isso incomoda muito pois tiramos duas básicas conclusões, ou o blogueiro desistiu do seu blog, ou não tinha afinidade para os assuntos que se propora a escrever. Veja os assuntos mais comentados e divulgue-os com maior frequencia e melhor qualidade, assim terá grandes chances de ver seu blog sendo bem referenciado.
  • Saiba receber críticas: Se você se propõe a escrever algo e torná-lo público é ideal que saiba receber críticas que virão sobre seu trabalho. No Blogger, por exemplo, existe uma ferramenta de moderação de comentários, que é uma ótima forma de decidir quais comentários serão exibidos em sua postagem. Desta forma você pode julgar se o comentário é ou não apropriado a ser publicado em seu blog. No Papo Livre todos os comentários são liberados, por entender que as idéias de cada um precisam ser respeitadas.
São várias as situações que fazem seu blog ser bem visto na internet assim como outros que te afundariam com certeza, mas o mais importante é você saber se o que escreve é para você ou para seus leitores. Isso é determinante, pois se  pretende atrair público ao seu blog é necessário seguir o padrão de boa vizinhança, mesmo que seja virtual.

Leave a Reply

Your email address will not be published.