Reciclar é legal

Meninos e meninas, ontem me dei conta da quantidade de pilhas que eu ja troquei da câmera que ganhei no último natal. Uma câmera simples da GE, porém com excelente qualidade. Como a câmera utiliza-se de duas pilhas para seu funcionamento, ja foram trocados seis pares de pilhas desde o dia 16/12/2010 até a data deste post. E vocês agora devem estar se perguntando: “Tudo bem o que temos a ver com isso?”. Bom na verdade em relação ao meu presente nada mesmo, mas em relação as pilhas utilizadas acredito que todos nós temos algo a ver. Não meninos e meninas, não vou pedir doações para sustentar o uso da minha câmera, não que eu não aceite, mas apenas quero saber o que vocês fazem com as pilhas velhas descartadas de seus aparelhos eletrônicos?
Hoje em dia temos uma infinidade de aparelhos que necessitam ser alimentados por fontes de energia, MP3, Câmeras, contreles remotos e muitos outros, sejam pilhas ou quaisquer outros tipos de baterias. Mas o que fazer quando é necessário efetuar a trocas destas fontes de energia? A primeira grande coisa que precisa saber é: NUNCA JOGUEM PILHAS OU QUALQUER TIPO DE BATERIAS NO LIXO.
O tempo de degradação das baterias no meio ambiente pode ser de até 500 anos, ou seja até a décima geração de sua próle poderia ser afetada pela contaminação deste resíduo.
Já o tempo de decomposição dos metais pesados usados em pilhas e baterias é infinito, pois mesmo que a água seja filtrada ou fervida eles continuarão presentes. Até vacas que se alimentarem de pasto contaminado terão seu leite e carne afetados.
Se você quiser ajudar nessa questão uma boa idéia é trocar as pilhas e baterias comuns pelas recarregáveis, que, por não serem descartáveis, gastam menos energia para serem fabricadas e liberam menos poluição no ar. Mas lembre-se: o carregador é um aparelho de bateria interna, portanto, não deve ser jogado no lixo comum.
A partir de Novembro de 2010, em atenção à Resolução 401/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, postos de recebimento de pilhas estarão disponíveis em varejos como, por exemplo, supermercados. Caso não haja quaisquer posto de arrecadação destes resíduos próximos a sua casa converse com os empresários a respeito e informe-os sobre esta Lei e mobilize-se para contribuir você também para salvar o meio ambiente.
Vamos fazer nossa parte ajudando o meio ambiente.

One thought on “Reciclar é legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *