Somos do Mato Grosso DO SUL !!!!

Meninos e meninas, hoje no nosso Papo de Quinta, quero relatar a vocês algo que me causou um descontentamento e deu pra perceber até um certo descaso que ocorre em relação a história da Divisão dos estados de MT e MS. Ontem eu estive conversando pelo MSN com uma pessoa que me fez a seguinte pergunta: “Como é morar em Mato Grosso?”. Fui cordial dizendo não saber, pois moro em Mato Grosso do Sul. A mesma pessoa ainda me disse que para ela tanto faz, por achar tudo a mesma coisa e que gosta mesmo é do Pantanal. Eu lhe perguntei se seria o do MT ou MS, devido a grande porção que fica no lado sul-mato-grossense. Ela continuou dizendo que não importava, pois tudo”dava na mesma”.
Como vi que não daria em nada ficar discutindo sobre a Divisão de estado com esta pessoa, resolvi mudar de assunto e perguntar o que ela fazia, eis que me veio a pior de todas as respostas que eu imaginaria escutar, ou ler como foi o caso, ela me disse que era “Professora de Pegagogia”. Escrito assim mesmo. Lembrei dos meus tempos de faculdade de História e lhe disse parabéns, e mencionei meu curso, o qual ela disse amar, e pontuou dizendo que não saia da “blioteca”(sic).
Meninos e meninas, diante destas atrocidades lidas, pude imaginar o que ela pode ensinar então aos seus alunos do 1° ao 4° ano, que são as turmas que ela disse desempenhar seu ofício. Diante a tudo isso pude ver que a divisão do nosso estado ocorrida há 33 anos ainda não foi assimilada por muitos brasileiros, isso desde estudantes a grandes autoridades que fazem uma confusão envolvendo os nomes dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e causam revolta na população do estado de MS.
No capítulo da última sexta-feira (21) da novela Insensato Coração, um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a mais importante riqueza turística da região, ficaria no Mato Grosso.
A Fundação de Turismo do Estado enviou uma carta a Gilberto Braga, autor da novela da Rede Globo, pedindo “possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não no Mato Grosso como deu a entender no diálogo”.
Não é a primeira vez que o autor Gilberto Braga troca as bolas com MT e MS. Em 2004, durante a novela Celebridade, a personagem de Malu Mader também iria para “Bonito, Mato Grosso”.
E não é só isso, outro dia durante a previsão do tempo no Jornal Nacional a jornalista que cobre a licença maternidade da Rosana Jatobá informou que a temperatura estaria em 35° em Camp Grande, sendo que a cidade mostrada no mapa era Cuiabá, a capital do Mato Grosso.
O que nos deixa muito tristes nestas confusões não é o fato do erro em si, mas a insistência de não se atentarem que ja se vão três décadas e até agora muitos ainda acham que é tudo a mesma coisa.
Somos todos brasileiros e isso está acima de tudo, mas cada estado tem sua cultura, sua economia, talentos e outras riquezas.
Então peço a todos os leitores do Papo Livre, nunca fui de divulgar correntes, que divulguem este post, para que possamos tentar minimar que estes erros continuem a acontecer.
É muito simples, se você tem twitter, basta clicar no botão abaixo do post para retuita-lo. Se tem Facebook basta curtir, que o link do post vai pra seu mural no Facebook, assim como no Orkut.
Obrigado.

Alguns trechos retirados no site MIDIAMAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *