Nossa fauna e nossa flora

Papa-vento

Você sabe o que é um Papa-vento? E um Teiu?
Se você não sabe, não se assuste você não está sozinho nessa.
Hoje por exemplo, durante o almoço, fui com dois amigos caminhar na Av. Afonso Pena, quem conhece Campo Grande sabe que é a veia arterial de nossa cidade com mais de 7km em linha reta é uma das mais extensas Avenidas da Capital. Pois bem a verdade é quando estávamos voltando passamos por um terreno e ouvimos um ruído no arbusto e logo disse – Aqui tem um Calango – e a Keyla logo disse que outro dia ela tinha visto um Papa-Vento em uma árvore na sua casa, o outro colega e eu logo começamos a rir sem saber o que era esse tal de Papa-vento, ela ainda tentou nos explicar que era um lagarto que mudava de cor. Pensei “Rapaz, nunca ouvi dizer que tínhamos esse tipo de lagarto no Brasil”, pois pra mim Camaleão não fazia parte de nossa enorme fauna. E ela ainda disse “Então procura na internet, o moderno pai dos burros, e você encontrarão”. Me coloquei a isso. Chegando no escritório foi a primeira coisa que fiz e eis que surge esta página do site Vivaterra onde pude matar minha curiosidade.
Mas o sentido inicial deste post, além de mostrar este interessante achado, é dizer o quanto é rica a fauna e flora brasileira e como muita dessas riquezas nos passam despercebidos no dia a dia.
Este nosso Brasil, como diz a letra daquela música, realmente é bonito por natureza.
Não é nenhum clichê continuar dizendo o quanto devemos cuidar de nossa natureza, nossos rios, matas, cerrados. Temos uma rica porção dos mais belos exemplares do reino animal em nosso belo país.
Podemos não ter a exuberante águia símbolo dos Estados Unidos, mas temos nosso tucano, nosso tuiuiú, não temos tigres de bengala e nem ao menos leões, mas temos nossa onça parda e um dos maiores felinos das américas a nossa onça pintada, a Sucuri é tão famosa que virou símbolo para o filme Anaconda.
Agora me pergunto, com tantas riquezas assim por que muitos brasileiros não dão o devido valor aos nossos animais. Por que ainda existe tantos pescadores que desrespeitam um momento tão sublime quanto a Piracema? Exitem tantos outros que matam por prazer animais livres como as onças, os cervos do Pantanal e outros tantos símbolos de nossa Pátria Amada?
Meninos e meninas pode parecer que estou em um momento Green Peace, mas o que quero dizer com tudo isso é que cada um de nós temos condições de fazer algo para evitar o tráfico de animais silvestres, a caçada ilegal e a pescaria em períodos proíbidos, por exemplo. É que todos temos podemos denunciar pessoas que fazem estes tipos de atividades e podemos começar a salvar muito de nossos animais que correm risco de extinção.
Se pudermos fazer a nossa parte com certeza vamos continuar vendo muitos Papa-ventos em liberdade e tantos outros animais que poderemos admirar.
Fotos: Reprodução WEB

Sucuri amarela

Teiu

One thought on “Nossa fauna e nossa flora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *