Abertas pré-inscrições para oficina Poética do Ator no Sesc

Estão abertas as pré-inscrições para a oficina gratuita “A Poética do Ator”, com o diretor teatral Nill Amaral, que acontece entre os dias 02 de março e segue até o dia 06 de abril, no Teatro de Bolso do Sesc Horto. As inscrições serão realizadas no Sesc Morada dos Baís, de terça a sexta das 08h às 18h e aos sábados das 10h às 19h. As vagas são limitadas, e para participar é preciso ter pelo menos 16 anos.

Os encontros serão sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h30. Os participantes conhecerão elementos propulsores para a prática teatral que desencadeiem novos processos de criação e elaboração da cena a partir dos novos registros da teatralidade. Haverá laboratórios criativos e técnicas de voz como forma de desinibição e eliminação de cacoetes presentes na linguagem falada.

Imagem: Divulgação SESC

A proposta da Oficina é trabalhar os processos de criação do ator, utilizando técnicas teatrais e
formas não convencionais de expressão para desenvolver e aperfeiçoar a comunicação dos participantes.

Uma abordagem sobre a influência gestual como economia de movimento no vocabulário do ator. Parte do pressuposto que, o gesto com economia de movimento ajuda o ator tomar consciência de seus atos, tornando sua atuação mais precisa e a cena mais significativa.

Sobre o diretor – Bacharel em Artes Cênicas e Pós-graduado em Teatro “Poéticas da Educação – Estética da Encenação pela UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados. Gestão Cultural, Diretor artístico da Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral – OFIT- MS. Em 2003 dirigiu Rosa de Portugal, sobre a vida da atriz Conceição Ferreira. No entanto, as peças que lhe renderam maior visibilidade e reconhecimento artístico foi “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos”, (2007), criada a partir da obra de Clarice Lispector e ‘A Serpente”, (2010) de Nelson Rodrigues. Em 2012 produziu e dirigiu o espetáculo “Fala comigo doce como a chuva” de Tennessee Williams no Festival Internacional de Teatro em Dourados. Em 2012/2013 dirigiu “Gota d’água” a partir do original de Chico Buarque e Paulo Pontes, e “Toada para recolher rastros do céu” ambas de Eder Rodrigues. Em 2013 idealizou a Mostra “OFIT Cena Contemporânea” em Campo Grande MS. Em 2014, obtém o prêmio de Teatro Funarte Myriam Muniz com o projeto “A partir de nós”. Com esse projeto encena a peça “Três vírgula, quatro graus na escala Ritcher” de Eder Rodrigues.

Serviço – As pré-inscrições serão realizadas no Sesc Morada dos Baís, na Avenida Noroeste, 5140 – Centro. Já a oficina será realizada no Sesc Horto, localizado na rua Anhanduí, 200. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300.
Fonte: SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *